Um Puzzle Analógico

Quase todos os dias eu visito o Instructables e o Git-Hub atrás de novas referências de jogos e puzzles para ir implementando nas minhas criações. Um tempo atrás eu vi na Internet, em algum lugar, um jogo bacana que alguém fez usando potenciômetros, voltímetros e leds. O jogador de algum jeito tinha que encontrar o equilíbrio entre ajustes para que o sistema liberasse o acesso.

Eu fiz a minha versão desse jogo e deixei o código disponível no Instructables e depois aqui: https://www.pcbway.com/project/shareproject/The_Crazy_Pots_Game.html (esse pessoal está me pagando para produzir conteúdo, então eu vou sempre colocar os links para os meus projetos lá na plataforma deles).

Tinha uma coisa que estava me incomodando um pouco nos Puzzles Eletrônicos para Escape Room: basicamente você tem um conjunto de sensores de algum tipo e o jogador precisa fazer uma entre essas coisas: acionar alguns sensores em qualquer ordem; acionar todos os sensores; acionar os sensores em certa ordem; acionar os sensores ao mesmo tempo; posicionar os objetos corretos sobre os sensores correspondentes.

Não importa o Puzzle, o que vai variar são os sensores. Magnéticos, Pressão, Indutância, Calor, Umidade. Se o cara compra um desses kits com vários sensores para Arduino e Raspberry, pode ir fazendo um montão de experiências e Puzzles distintos.

Na minha pesquisa por repertório de Puzzles, eu encontrei uma página do Patreon chamada Playfull Technologies. O proprietário é o Alastair Aitchison, que gentilmente compartilha seus projetos mediante uma colaboração mensal. Sempre que eu posso me cadastro como patrocinador e acompanho o trabalho dele.

Essa semana ele postou um vídeo com uma explicação muito bacana sobre Puzzles Analógicos, que pode ser visto aqui: https://www.patreon.com/posts/analogue-or-if-51254295. Eu estava justamente pensando em revisitar meu joguinho à pedido do pessoal da PCB Way e então eu tive algumas idéias que eu quero compartilhar com vocês.

O bacana do Puzzle Analógico é que ele pode ser inserido escondido em objetos comuns do dia a dia, com interações em níveis de intensidade. Por exemplo: eu comprei alguns potenciômetros multi-voltas de 10k ohms e uns registros do tipo volante, desses que a gente usa para água. Os potenciômetros multi-voltas variam seus valores de 0 ao máximo da sua escala através de um número X de giros. Nesse caso, eu comprei alguns de 10 voltas.

Então eu posso simular que o jogador vai fechar um registro de ar, ou de água, ou uma torneira e então o sistema vai responder de acordo. Se eu adiciono um medidor de voltagem analógico também e mudo a escala para pressão, temperatura, etc… o jogador vai ter a experiência de estar mexendo não com um dispositivo eletrônico, e sim com um pneumático, hidráulico…

Você pode criar um puzzle com três torneiras, por exemplo… Ou com parafusos que precisam ser apertados. Putz! A infinidade de coisas que se pode fazer é incrível!

O mais legal do analógico é que pode vazar, não chegar na pressão certa, etc… É muito mais caótico!

E no Escape Room, o que conta é fazer o jogador perder tempo. Se ele descobre a lógica do puzzle à tempo, avança. Senão fica tentando até pedir dicas. Por isso eu tenho preferido fazer alguns puzzles aleatórios (Simon Says, Connect The Wires).

Eu vou refazer o Puzzle no formato de um sistema de encanamento onde o jogador precisa regular três válvulas defeituosas até que a bomba de água do reator nuclear chegue na pressão correta.

Assim que eu tiver isso ordenado, faço uma nova postagem aqui compartilhando o raciocínio…