Bio

Djair Guilherme é um artista múltiplo: ator, dramaturgo, cenógrafo, inventor e brinquedeiro. Formado em 2001 como Bacharel em Interpretação Teatral, pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Como ator, seus últimos trabalhos foram o espetáculo “Quem Prospera Sempre Alcança”, com texto e direção de Leonardo Cortez (170 apresentações, em 18 estados do Brasil) e a peça infanto-juvenil “A Casa Estranha”, também de Leonardo Cortez, onde, além de atuar, também assina o cenário e os adereços. Para o cinema, os destaques são para sua atuação no filme “2 coelhos” de Afonso Poyart (2008) e também no curta “Rivelino” de Marcos Katudjian, que recebeu o prêmio especial do Juri no Festival de Gramado, em 2011.

Como brinquedeiro e inventor, desenvolve pesquisa de objetos cênicos e traquitanas desde 2001. A partir de 2017, vem desenvolvendo automação para Escape Rooms, criando quebra-cabeças, efeitos especiais e outras engenhocas usando circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos ou hidráulicos controlados por Arduino, Raspberry Pi e outros dispositivos da cultura maker. Entre os seus clientes estão Fugativa, Escape Junior, Escape Hotel, Escape Home, Escape Jungle, Escape Master, entre tantos…

No campo social, possui larga experiência em organização de pessoas e mediação de conflitos. Atuou por dez anos no Movimento Humanista, onde desenvolveu atividades em diversas comunidades e bairros em São Paulo. Desenvolve dinâmicas para grupos baseada em jogos colaborativos (onde aplica sua experiência com os escape rooms), incluindo trabalhos corporativos. Também atua há vinte anos como professor de teatro (atualmente trabalhando na Escola Waldorf Guayi, que ajudou a fundar) e como oficineiro, com várias oficinas ministradas no SESC/SP.

Principais competências:

  • Artista cênico: ator, dramaturgo e cenógrafo
  • Artista técnico: inventor de objetos eletrônicos com finalidade cênica / jogos colaborativos
  • Professor/oficineiro: iniciação teatral / construção de brinquedos tradicionais
  • Focalizador de grupos / mediador de conflitos: organização de grupos para realização de projetos e jogos para diagnóstico/resolução de conflitos.