Praxinoscópio no SESC

Eu gosto muito de atender o SESC São Paulo, especialmente porque eles fazem um trabalho maravilhoso com o seu público.

Nessas oficinas que eu estou fazendo com eles, tem sempre essa idéia de construir um brinquedo interessante, com materiais acessíveis e que as crianças possam levar para casa depois (é uma coisa que elas sempre me perguntam: “Tio, depois eu vou poder levar pra casa?”).

Então eu criei essa versão de praxinoscópio montada numa caixa de pizza. É um brinquedo sofisticado, resolvido com materiais bem simples e baratos.

Eu botei o passo a passo do brinquedo lá na minha pagininha do Instructables. E também me inscrevi num dos concursos malucos deles.

Numa das cenas da peça de teatro que eu escrevi (“Nicolau dos Brinquedos”), eu queria usar um praxinoscópio e quando as pessoas liam a peça, logo me perguntavam como diabos eu ia usar um troço desses numa peça.

É tão maravilhoso ver a cara da criançada e dos adultos quando a mágica da animação acontece!

Eu já estou trabalhando em duas versões do brinquedo: numa delas, eu vou acoplar um catavento para fazer a animação funcionar com o vento.

A outra é a da peça mesmo, com uma manivela e mais quadros no filminho.

O bom de fazer essa versão do SESC é que eu descobri que existe uma segunda maneira de resolver o praxinoscópio. E é provável que eu crie um modelo em que as duas maneiras funcionem juntas, cada uma delas contando um pedacinho da cena.