Férias, verão, sombra e água!

Calor danado e a molecada de férias em casa. Então eu andei pesquisando alguns brinquedos fáceis de se fazer e que dêem algum refresco.

Como eu ainda tenho um montão de canos de PVC no estoque, vou priorizar os brinquedos em que eu possa utilizar essa matéria prima.

O primeiro brinquedo é a Seringa Gigante (Water Gun). É bem simples de ser feito, e bem barato também. O Seamster recomenda fazer umas seis de uma vez só. Aqui em casa eu teria que fazer umas três, no mínimo. E mais uma para o João e outra para o Manoel. Então já compensaria comprar uma barra de 3m para fazer um monte e dar de presente.

Essa solução aqui vai usar um cano de 40mm (1 1/4 pol) e outro de 32mm (1 pol), as tampinhas de cano e a borracha de retenção. O negócio com essa solução do Seamster é que eu nunca vi essa tampinha que ele colocou nessa imagem.

Na minha solução aqui, vou fazer um rebaixo no próprio cano: prendo o cano na furareira e uso uma lima para fazer o espaço para o anel retentor. Acho que isso vai me poupar de usar o fio dental como o Seamster propõe.

Outra coisa bacana de se fazer é o Sprinkler. Esse é moleza! Basta uma barra de cano de qualquer diâmetro e de qualquer extensão. Você coloca uma tampinha em uma das extremidades do cano e na outra, coloca uma rosca, de forma que você consiga conectar um adaptador para mangueira nela. Depois, é só fazer alguns furos em toda a extensão do cano e pronto! Pendure esse cano num lugar alto e ligue a água! Serve como lava rápido para bicicletas e refresca a molecada. Eu descobri que quanto menor o furo, mais água se comporta como spray. Isso gasta menos água e refresca mais.

Vídeo

Existem muitas soluções para esse brinquedo, mas eu vou colocar essas duas aqui. A primeira usa o cano também para fazer a estrutura onde o sprinkler é colocado. E a segunda, é colocada no chão, jateando água para cima (o que também é muito divertido).

Encontrei ainda uma versão muito legal, usando tubos pex, e que foi acoplada ao redor de uma cama elástica circular. Imagine que loucura! (Essa versão também pode ser feita com tubos de irrigação).

E finalmente, a cabaninha. Existem mil formatos diferentes. Vou colocar duas aqui que eu gostei muito. A primeira solução é essa aqui é bem no formato de uma casinha mesmo. Eu anotei essa solução porque fiquei pensando em juntar a casinha com o sprinkler, furando esse cano que fica bem no alto fazendo a travessa do telhado. A segunda é no formato de teepee (uma cabana em estrutura cônica que é utilizada pelos indígenas norte-americanos). Escolhi essa porque, basicamente você precisa de três pedaços iguais de cano (ou três cabos de vassoura) e fazer a amarração correta. Depois, jogue um lençol por cima e pronto! Você também pode fazer um furo passante pelos três tubos ou cabos de vassoura e passar um parafuso com porca, ou até uma cordinha. Na hora de montar, posicione os três tubos, trave com barbante e jogue o lençol por cima. (Essa solução é praticamente a mesma que se utiliza para fazer a casinha no jogo de taco).

Bora brincar?

 

Salvar

Salvar